Esportivo Rapel Modalidades Normas de CompetiçãoEntenda os Campeonatos

 

Rapel (Rappel), É precisamente um conjunto de técnicas munida com equipamentos adequados que se utiliza corda para fazer a descensão e transpor obstáculos verticais independente do grau inclinação, tais como: paredes, declives, vão aéreos, cascatas etc. O Rapel se divide em quatros modalidades o Rapel Complementar, Rapel Tático, Rapel de Resgate e o Rapel Esportivo; já o Rapel Esportivo possui duas sub modalidades de competição: Rapel Stopwatch e o Rapel Primp e essas possuem categorias de competição.

(Fonte: Livro Rapel Técnico ISBN 978-65-900500-0-7)

Rapel Primp

Rapel Stopwatch


O Esporte Rapel
Esporte Rapel é uma forma de atividade física praticada com finalidade recreativa, educativa, sociocultural, profissional ou como meio de melhorar a saúde e possui duas modalidades de competição com quatro categorias, cada uma delas com diferentes características de competição e é diferenciado entre esporte individual e em grupo.

O rapel é um esporte tanto no dicionário quanto por definição desportiva, já em termos técnicos, nas leis vigentes no Brasil, o Rapel é um esporte nas quatros manifestações da lei n. 9.615/98 que regulamenta o esporte no Brasil, nas seguintes: “Manifestações Educacional, Participação, Formação e de Rendimento”, é um esporte de competição com a sua própria confederação (www.rapel.ong.br) instituída em território nacional.

Esporte - Profissional x Amador - Existem grandes diferenças entre o esporte profissional e o considerado amador. No Brasil, as normas gerais da prática desportiva são definidas pela Lei 9.615, de 1998, do Governo Federal, que diferencia o caráter não-formal (lúdico) do formal (regulado por normas nacionais e/ou internacionais de cada modalidade). São quatro formas de “manifestação” esportiva: educacional, de participação, de formação e de rendimento.
O esporte de rendimento é praticado e organizado a partir de dois modos: o profissional, caracterizado pela remuneração definida em contrato formal de trabalho, firmado entre o atleta e a entidade de prática desportiva; e o não profissional, identificado pela liberdade de prática, sem contrato de trabalho, mas com permissão de incentivos materiais e de patrocínio. Os benefícios e demais meios de fomento da prática esportiva são definidos pela Lei 11.438, de 2006, embora existam outras normas federais relativas ao tema.

O Esporte - A prática de esportes é tão antiga quanto a humanidade. Atividades físicas antes vinculadas a questões militares e sagradas passaram com o tempo a ter papéis sociais e recreativos. Povos e culturas milenares de todas as regiões do mundo já executavam jogos e competições com características muito variadas, algumas delas razoavelmente semelhantes às atuais, como é o caso da maratona.

O Nome Rapel
O nome RAPPEL com duas letras “P” origina-se do francês, que em português significa: Trazer; reaver; uma ação para trazer de volta alguém ou alguma coisa. A palavra Rappel foi transliterada para português com apenas uma letra “P” ficando da seguinte forma: RAPEL. A denominação pode variar de acordo com o idioma, por exemplo, em alguns países denomina-se Abseiling que tem origem de (abseilen) do alemão.

(Fonte: Livro Rapel Técnico ISBN 978-65-900500-0-7)

Vídeo tutorial Rapel Esportivo:

 

 

Confederação Brasileira de Rapel

Os mais acessados:
Contato das Secretarias - Resolução & Comunicados - Consultar RNI do Instrutor - Reportar Instrutor Confederado - Inscrição de Atleta - Cursos Homologados - Esportivo Rapel - Todos os Projetos Sociais - Ajuda - Central de Atendimento

Junte-se à nossas redes sociais:
Instagram      Facebook

Todos os Direitos Reservado © | Confederação Brasileira de Rapel